São Tomé e Príncipe

Encontras-te em São Tomé? Queres participar nos nossos programas de Empreendedorismo?

Encontras-te em São Tomé? Queres participar nos nossos programas de Empreendedorismo?

Sobre o terreno















Dados atualizados 2024








Em 2011, o MOVE chegou a São Tomé, uma ilha vibrante, acolhedora e jovem. A população rapidamente acolheu a equipa: "Mãos à obra São Tomé!". O lema "leve-leve", comumente utilizado na ilha, representa calma e ponderação nas ações e relações. É com esta filosofia que superam desafios, sem perder os objetivos e a motivação. Bomu Kêlê! (Vamos conseguir! Vamos acreditar!)

Emprego: O desemprego em São Tomé e Príncipe é uma preocupação significativa, especialmente entre os jovens.

Rendimento Médio: A renda per capita em São Tomé e Príncipe é baixa, refletindo os desafios económicos enfrentados pela população.

Instituições Financeiras: O sistema financeiro é limitado, mas há esforços para aumentar a acessibilidade ao crédito e melhorar a educação financeira.

Pessoas Formadas

200

Projetos Apoiados

20

Empreendedores Envolvidos

25

Pessoas Formadas

200

Projetos Apoiados

20

Empreendedores Envolvidos

25

Projetos
Todos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ideias que Transformam

Estes são apenas alguns exemplos dos projetos MOVE em São Tomé e Príncipe, onde transformamos visões em ações concretas, promovendo um impacto significativo na comunidade local.‍

Ricarte

O projecto Ricarte começou em 2019. O MOVE conheceu a Ricardina quando ela se inscreveu para o SHAKE, mas decidimos que fazia mais sentido passar logo para MAKE, dado o estado avançado do negócio. A Ricardina é uma empreendedora organizada e independente. Os produtos que fazem que têm muita saída, brincos, bolsas, malas, lenços e fitas.
Make

Entre os Montes

A Adelina dedica-se à transformação de produtos locais, neste caso, o café. Já produz e venda há algum tempo licores e biscoitos de café, numa das maiores comunidades produtoras de café da Ilha, Monte Café.
Make

Kell Arte na Cozinha

A Daine tem uma confeitaria, que neste momento baseia-se em encomendas, mas que a ideia no futuro é ter o próprio sítio. Faz doces e salgados, e o que a diferencia é as pessoas poderem personalizar o seu próprio bolo.
Shake

Búzio AJ

É uma empreendora muito motivada que se dedica à criação e comercialização de búzios de terra de dois diferentes tipos: búzios frescos e semi-cozidos congelados a vácuo. Tendo ganho o prémio de melhor pitch, a Admilza ganhou 1000 USD para investimento inicial oferecidos pela PNUD.
Make

Mudy Óleo de Coco

O David é um jovem produtor de óleo de cocô 100% livre de qualquer químico. Nesta primeira edição com o MOVE, foi desenvolvida a imagem, resolvido o problema de fornecimento de garrafas e tampas
Make

Sabores da Roça

A Segunda e a Mana são da Roça Nova Moca (perto de Monte Café) e são amigas há muito tempo. Os produtos que fazem que têm mais saída são as compotas (confecionadas com frutas típicas de São Tomé, algumas das quais têm nos próprios campos agrícolas), os piri-piris e os biscoitos (também com produtos locais, como cacau e café).
Make

Cultura Botânica

A Cultura Botânica surgiu como consequência da falta de oferta cultural no Ilhéu das Rolas. Este projeto foi criado pela Agostinha e o seu marido Trindade, enquanto estavam confinados devido à COVID-19. A Cultura Botânica é um espaço que dá a conhecer a fauna e flora de São Tomé e Príncipe a por quem lá passa, através da mostra de produtos locais, como frutas, plantas e iguarias, utilizados tanto para fins medicinais como para a gastronomia local.
Make

Bio Bags Plus

O Henos tem como objetivo reduzir a pegada ecológica, através da reutilização de fibra da bananeira. Pretende substituir o uso do plástico, produzindo sacos e envelopes que combinam folha de bananeira e papel reciclado.
Make

Cabelos Sorridentes

A Aida, fundadora da Cabelos Sorridentes, produz shampoos e amaciadores, a hidratantes e óleos, todos orgânicos e produzidos de forma totalmente sustentável. Recentemente, lançou o seu produto mais recente, osshampoos sólidos. Um produto inovador em São Tomé.
Shake

Pastelaria Sabores da Ilha

A Pastelaria Sabores da Ilha visa trazer novos sabores e texturas de confeitaria internacional com base nos produtos locais de São Tomé. Um dos principais focos da pastelaria é acrescentar valor aos produtos produzidos localmente, incorporando assim os sabores da terra nos diversos bolos confeitados.
Wake
explora o que dizem sobre nós

Nestes testemunhos ficas a conhecer o que é ser e viver como um voluntário MOVE!

Domingos Freire de Andrade
Garantam que não deixam nada por fazer. Seja trabalho ou diversão, importa que tracem objetivos e comecem a bombar nos mesmos desde o primeiro momento, não adiem. No fim do dia o que conta é o que fizeram pelos outros e a forma como se entregaram a estes, os objetivos que alcançarem e as relações que criarem.
Maria Mihaltchuk
Aproveita cada segundo. Sente a felicidade que cada pessoa te dá sem pedir nada em troca. Dança até te doerem os pés. Abraça sempre que puderes. Ensina, mas aprende. Abre-te o que este país tem para te dar e que não encontras em mais nenhum lugar. Em nenhum sítio do mundo a felicidade é tão simples e tão contagiante. Olha atua volta e vê que, na verdade, podes ser tudo o que quiseres.
Inês Sá Couto
Olhando para trás, orglho-me de tudo aquilo que a minha equipa conseguiu. Olhando para a frente, vejo o tanto que ainda há para fazer. Quem me dera fazer parte desta nova etapa. Mas é a vossa vez de viverem tudo isto. Torço por vocês! Para que encontrem motivação em todos os projetos e para que encontrem esta ilhacomo eu a encontrei: cheia depotencial, de amor e de encanto
Madalena Trincão
Abraça estes seis meses com tudo o que tiveres: dedicação, criatividade, perseverança e muita humildade. Sê exigente contigo mesmo e continuamente insatisfeito com os teus projetos, pois podes sempre fazer mais e melhor! Certamente haverá um "tu" antes do MOVE e um "tu" depois do MOVE. Não vai ser sempre fácil, mas se fosse, estariam cá outros!
Mariana Sousa
Não há maneira de descrever o tanto que se passou nos últimos meses! E o aperto que dá no coração vê-los a chegar ao fim. Passem a barreira do que é estranho, diferente, desconfortável, intenso ou cansativo! Vai vos tornar pessoas muito mais simples mas completas, se se dispuserem a serem transformados pelo que vão viver!
Rodrigo Machado
Fieldmanager São Tomé e Príncipe

Parceiros

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site está a aceitar a nossa política de cookies.
não aceitar
Aceitar