São Tomé e Príncipe
Foi exatamente há 10 anos atrás que, pela primeira vez na história do MOVE, chegaram fellows a São Tomé e Príncipe, onde desde o primeiro instante se sentiram verdadeiramente acolhidos de braços abertos e com sorrisos calorosos.
Desde cedo, os fellows perceberam que São Tomé é uma ilha de uma riqueza e beleza natural sem igual e casa de um povo que encontra sempre alternativas e cria soluções. “A terra dá” – dizem com graça. A terra dá e o MOVE, ao longo destes 10 anos, tem ensinado a receber.
São Tomé viu o MOVE crescer e reiventar-se e o MOVE viu os empreendedores de São Tomé a desenvolverem os seus negócios e a tornarem-nos sustentáveis.
Durante estes 10 anos, ao dar crédito à esperança, o MOVE contribuiu para a formação e desenvolvimento de pequenos empreendedores com grandes objetivos. São Tomé contou com o apoio do MOVE em diversos eixos de intervenção. Um destes tem sido o reforço das cadeias de valor do setor primário e secundário, por exemplo, ao acompanhar a Associação de Mulheres de Vista Alegre, que transforma recursos naturais e comercializa banana seca, compotas e caixas e bonecas de folha de bananeira. Outro eixo de atuação tem sido o apoio ao desenvolvimento de um setor terciário inovador, apoiando projetos relacionados com turismo local e valorização cultural. Além destes eixos, o MOVE também tem atuado através do incentivo ao empreendorismo jovem e empreendedorismo como resposta a problemas sociais.
Ao longo desta década, todos os 106 voluntários MOVE que passaram por São Tomé, deram um contributo fundamental na formação de mais de 350 empreendedores e 150 alunos do clube de empreendedorismo do liceu. Entre outros projetos de formação, ao mesmo tempo acompanharam cerca de 90 negócios locais. Foram mais de 850 pessoas formadas em diferentes áreas de negócio, e nada disto seria possível sem o apoio de importantes parceiros como a CST, a UNICEF, a Santa Casa, Oikos, a PNUD, entre outros tantos.
Foram 10 anos cheios de histórias de sucesso, cheios de boas relações que se formaram na ilha, cheios de pequenos grandes negócios e cheios de esperança. Que venham muitos mais! Um agradecimento especial a todos os que fizeram parte desta história! |