Um MOVE (ainda) mais empreendedor e social
Setembro é um mês de recomeços. Apesar de 2022 estar ainda a uns meses de distância, o fim dos longos dias de verão traz-nos uma sensação de oportunidade ao regressar ao trabalho, às aulas e aos nossos projetos com uma vontade revigorada. No MOVE não somos diferentes, e também nós estamos de baterias carregadas para os próximos meses de trabalho.
Este foi um mês especialmente importante para o posicionamento do MOVE como uma ONG de referência na área do empreendedorismo social. Marcámos presença, uma vez mais, no Greenfest – o maior evento de sustentabilidade em Portugal – e estreámo-nos no Rock in Rio Humanorama.
No Greenfest tivemos a oportunidade de liderar um painel de discussão à imagem do MOVE. O tema escolhido foi “A Importância do Empreendedorismo Social na Regeneração da Economia” e convidámos a Rita Carvalho, Strategic Solutions & Partnership Manager na Speak para partilhar connosco, e com quem nos ouvia, a sua visão sobre como o empreendedorismo social pode ser uma ferramenta para combater desigualdades, contribuir para o crescimento da economia e acelerar a transição para um mundo mais justo.
No Rock in Rio Humanorama a nossa CEO Catarina Marques Rodrigues sentou-se à mesa com o André Palhano, fundador da Virada Digital, e com a Amanda da Cruz Costa, jovem embaixadora da ONU e delegada do Brasil no G20 Youth Summit. Nesta conversa os oradores partilharam as suas experiências e visões que ajudaram o publico a refletir sobre a forma como o potencial único de cada um pode contribuir para gerar impacto positivo no mundo.
Demos também início ao piloto do Programa de Embaixadores MOVE nas Universidades, com o objetivo de aumentar a nossa presença entre as comunidades académicas e maximizar oportunidades de colaboração com as mesmas. Contamos já com os Embaixadores Miguel Chuva da Católica Lisbon SBE e a Ana Luísa Cunha da Faculdade de Economia do Porto.
No dia 7 de Setembro, o Miguel representou o MOVE na Club Fair da Católica. Este foi um evento online com grande adesão e interesse por parte de alunos dos quatro cantos do mundo que, entusiasmados com a missão do MOVE, quiseram saber mais sobre a forma promovemos e impulsionamos o empreendedorismo.
TERRENOS
Açores
Em São Miguel os nossos fellows tiveram mais um mês de intenso trabalho. Foram semanas preenchidas com a divulgação da nova edição do SHAKE, o programa MOVE que transforma boas ideias em planos de negócio. Depois do sucesso das edições anteriores do programa, os objetivos eram ainda mais ambiciosos. Os atuais voluntários mostraram-se à altura do desafio e esta semana deu-se início em Ponta Delgada a mais uma edição SHAKE, com a participação de 17 novos projetos de empreendedorismo.
Durante este mês tivemos também novidades e avanços em alguns dos negócios do programa MAKE, que acompanha empreendedores e projetos com um plano de negócios viável. Estes empreendedores dão agora passos importantes no seu caminho para a independência e sustentabilidade. O projeto das Bogangas adquiriu um novo forno que permitiu aumentar em 9 vezes a sua capacidade de produção e que obrigará a uma mudança de espaço – passarão a estar no mercado da Ribeira Grande. Na Quinta do Agricultor realizou-se a 2ª edição da Desfolhada, um evento que convida todos os visitantes a participarem na apanha do milho. O dia foi também acompanhado pela prova de algumas iguarias produzidas pelos empreendedores, que aproveitaram para divulgar os seus produtos e projeto.
São Tomé e Príncipe
Na ilha de São Tomé, apesar do espírito leve-leve da ilha, os nossos fellows continuaram a trabalhar vigorosamente nos vários projetos e com os empreendedores são-tomenses. Setembro foi um mês especial, que contou a visita da nossa CEO Catarina Rodrigues Marques ao terreno, onde teve a oportunidade de acompanhar de perto todos os passos que estão a ser dados para solidificar a nova metodologia de trabalho do MOVE. Aproveitou ainda a oportunidade para revisitar alguns dos negócios acompanhados pelo MOVE no passado, projetos que agora se encontram independentes e a gerar impacto positivo nas comunidades onde estão inseridos.
Durante este mês estiveram abertas as inscrições para as próximas formações do SHAKE. Na cidade de Neves foi assinada uma parceria com a organização Filhos de STP, que prestará apoio na organização do programa na localidade. Por sua vez, na cidade de São Tomé, as próximas formações para empreendedores acontecerão no Centro Cultural Português que, uma vez mais, nos foi amavelmente cedido pelo Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Ao todo, contamos já com 22 empreendedores inscritos no próximo SHAKE – 10 na cidade de Neves e 12 na cidade de São Tomé. As formações terão início dia 4 de Outubro.
Nas últimas semanas, foram fechados 9 novos contratos de projetos/negócios que irão agora passar para o programa MAKE, onde serão acompanhados individualmente pelos fellows de forma a que se tornem independentes e sustentáveis num futuro próximo.