Terrenos

São Miguel, Açores

“Chegou a hora de olhar para dentro, chegou a hora de ter impacto em Portugal!”

Foi com este impulso que dois voluntários MOVE partiram em Agosto de 2017 para São Miguel. Tinham como objetivo desenhar o MOVE em São Miguel, sonhavam com um projeto de São Miguel para São Miguel. 

Partiram pelos bairros e lugares mais conhecidos até desvendarem as diferentes cidades e vilas Micaelenses. Procuraram as pessoas e os afazeres tradicionais; conferenciaram-nos que esta vida, este calor das vidas e famílias que encontraram era ainda maior que o que chegava dos turísticos lagos vulcânicos. Um mês e meio depois o MOVE Açores estava pronto a arrancar.

Projetos nos Açores

  • Queimado – Produção de pranchas de surf, tábuas de skate e raquetes de praia

    O Roberto é da Ribeira Grande e é polícia na esquadra da Maia. Como passatempo, começou a produzir manualmente pranchas de surf, tábuas de skate e raquetes de praia com madeira açoriana. Ao ter conhecimento do MOVE e da sua área de atuação, o Roberto procurou a equipa e pediu a sua ajuda. Uma vez criada a marca – Queimado, o logótipo e a página de Facebook, o apoio do MOVE prestado ao Roberto tem passado pelo desenho da estratégia de marketing e divulgação, bem como a estruturação do plano de negócios e o estabelecimento de preços. Além disso, a equipa acompanha o Roberto nas decisões de estratégia e de parcerias da marca.
  • Salão Terra e Mar – Emiliana Cabral

    A Emiliana é uma jovem de 25 anos de Rabo de Peixe que sonhou abrir o seu próprio cabeleireiro. Tirou o Curso Profissional de Cabeleireiro e em Outubro de 2018, com a ajuda do MOVE, conseguiu realizar esse mesmo sonho. O negócio tem vindo a crescer, bem como o número de clientes com satisfação. O trabalho do MOVE iniciou-se aquando da abertura deste negócio através de aconselhamento financeiro, organizacional, logístico e marketing. De momento, é possível acompanhar a Emiliana numa reunião semanal, onde são debatidos temas como gestão de despesas e receitas, carteira de clientes – procura e fidelização, marketing e publicidade.
  • Ordem na Casa – Serviço de Limpezas

    A Ordem na Casa surgiu no seio de um agregado familiar típico de Rabo de Peixe. Destaca-se dos demais pela energia e vontade de trabalhar de quem o constitui: Adelina e Rosa. O MOVE, ao ver o potencial, percebeu que estas duas senhoras teriam uma janela de oportunidade de aumento do rendimento do agregado familiar através de limpezas ao domicílio. Pouco tempo depois de as conhecer e após orientação para a atividade, a equipa MOVE criou uma página de Facebook – ponto de ligação entre a Ordem na Casa e respetivos clientes. De momento, a atuação passa pela divulgação e gestão da página e carteira de clientes, sendo a equipa MOVE a primeira linha de contacto com quem procura o serviço. Atualmente, a equipa já conta com cinco senhoras.
  • Distribuição de Pão – Fernando Torres

    Distribuição de Pão – Fernando Torres

    Aquando do início do MOVE em São Miguel, a 1ª edição iniciou este projeto de ajuda ao Senhor Fernando na gestão do seu negócio: distribuição de pão em Rabo de Peixe, Ribeirinha, Ribeira Seca e Ribeira Grande. Por motivos pessoais do empreendedor, o projeto ficou adormecido até Março de 2019, mês em que a equipa MOVE voltou a contactar com o mesmo. De momento, a atuação de recomeço passa pela gestão da carteira de clientes e reestruturação do modelo de negócio. O objetivo a médio prazo, para o qual a equipa está a trabalhar, passa pelo equilíbrio financeiro e autossustentabilidade do negócio.
  • Massagista Terapêutica – Daniela Mendonça

    Massagista Terapêutica – Daniela Mendonça

    A Daniela vive na Maia e tem o curso de massagista terapêutica. Foi através do Centro Juvenil da Maia, onde trabalha, que teve conhecimento do MOVE, uma vez que este dá lá formação. A Daniela tem uma enorme vontade de criar o seu próprio negócio de forma a poder exercer como massagista a tempo inteiro, dado que, neste momento, a sua ocupação diária é noutra que não a da área da sua formação. Nesse sentido, entrou em contacto com a equipa MOVE e juntos têm vindo a desenvolver a ideia do seu projeto, a estudar a sua potencialidade e viabilidade.
  • Moda na Linha – Atelier de Costura

    Moda na Linha – Atelier de Costura

    O Atelier Moda na Linha resulta da parceria entre a Casa do Povo e o Centro Social e Cultural de Fenais da Luz e procura oferecer um espaço para Mulheres da Comunidade se juntarem semanalmente para costurar e criar artefactos. A grande perspetiva de futuro para o Moda na Linha é o desenvolvimento de um produto artesanal próprio que se torne a sua imagem de marca e que tenha um grande potencial comercial. Nesse sentido, o MOVE facilitou uma parceria com uma escola secundária, na qual alunos de design desenharam seis bonecos, de estilo regional e de interesse para turistas. Os protótipos desses bonecos já foram apresentados e o Atelier já começou a desenvolver o produto. O MOVE vai continuar a apoiar este projeto, com foco no marketing, no planeamento estratégico e nas vendas, para além do apoio já prestado nos registos contabilísticos.
  • Produção de Cogumelos

    Produção de Cogumelos

    Este projeto embrionário de produção de cogumelos encontra-se em fase de estudo da sua viabilidade e potencialidade. É um projeto de extrema delicadeza, não só pela sua finalidade – também ainda a ser discutida – bem como pela indústria a que pertence – Agroalimentar. O apoio do MOVE passa pela análise de mercado, definição de público alvo e definição de metas concretas, a fim de elaborar estatísticas palpáveis e passíveis de serem apresentadas. A equipa está a trabalhar para a obtenção de dados mais concretos num futuro próximo.
  • Arte Sótão – Matilde Moniz

    Arte Sótão – Matilde Moniz

    A Matilde é uma empreendedora do Pico. Proativa e ambiciosa, entrou em contacto com o MOVE a fim de encontrar apoio na delineação de um plano, com análise de custos e objetivos para o seu negócio. Este negócio surgiu da necessidade de criação de atividades direcionadas para o turismo na localidade e planeia a criação de um posto turístico, um museu/ centro de exposições da história da freguesia, um atelier de formação de artesanato para turistas, e uma loja para venda de produtos de artesãos locais. A curto/médio prazo, o MOVE tem o objetivo de apoiar a Matilde na organização deste plano, análise dos custos e procura de fundos/apoios.

Projetos de Formação

  • Escola Profissional da Ribeira Grande (EPRG)

    Escola Profissional da Ribeira Grande (EPRG)

    O MOVE é corresponsável por lecionar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nas turmas do 1º ano do Curso de Técnico de Restaurante/Bar e Curso de Técnico de Condução de Obra seguindo a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: Cidadania, Métodos de Estudo, Empreendedorismo e Empregabilidade. Tendo como ponto de partida a educação e a orientação escolar e vocacional, este projeto de formação procura preparar os jovens a assumirem, de forma progressiva, um papel ativo na sociedade – quer como estudantes, quer como futuros profissionais. O objetivo último do MOVE junto destes jovens é o desenvolvimento de aptidões e competências internas e externas que os alertem e capacitem para a construção de um percurso profissional e pessoal coeso.
  • Porto Seguro – Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ)

    Porto Seguro – Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ)

    Semanalmente, o MOVE trabalha com um grupo de jovens do Porto Seguro através de sessões informais, onde são abordados temas como Autoconhecimento, Relação Interpessoal, Cidadania Ativa, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, Empreendedorismo. Numa localidade onde o abandono escolar e os comportamentos desviantes são um problema recorrente, o MOVE, em parceria com a equipa de profissionais residente, acompanha este grupo com o objetivo último de motivá-lo e ajudá-lo a contornar um projeto de vida sem conformação com a realidade social que os envolve.
  • Trevo – Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ)

    Trevo – Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ)

    A Escola Secundária de Lagoa dispõe um curso vocacional que permite dar equivalência ao 3º ciclo, através da substituição de algumas disciplinas mais teóricas por outras mais práticas lecionadas na Casa do Povo de Água de Pau, mais concretamente, CDIJ Trevo. O MOVE acompanha algumas turmas e, tendo em vista a educação e orientação escolar e vocacional, este projeto de formação incide nas áreas de Cidadania, Empreendedorismo e Empregabilidade. Durante as sessões, o foco recai na capacitação dos estudantes de ferramentas necessárias para o seu futuro, motivando-os a continuarem os seus estudos e a atingirem os objetivos pessoais, para que, progressivamente, assumam uma postura mais eficaz e autónoma perante a sociedade – inicialmente como estudantes e posteriormente como futuros profissionais.
  • Centro Juvenil da Maia

    Centro Juvenil da Maia

    A equipa MOVE acompanha dois diferentes grupos de jovens no Centro Juvenil da Maia que estão no 1º e 2º anos do curso vocacional que dá equivalência ao 9º ano, após o qual terão de decidir se darão continuidade aos estudos e qual a área a seguir caso o decidam fazer. A primeira abordagem do MOVE foi de orientação vocacional – tentar perceber quais as suas áreas de interesse através da realização de testes de aconselhamento vocacional. A abordagem seguinte adotada foca nas áreas de Cidadania, Empreendedorismo e Empregabilidade. O MOVE procura ajudá-los a tornarem-se cidadãos ativos e conscientes, bem como trabalhar o seu espírito empreendedor, a sua gestão de expectativas e resiliência perante adversidades.
  • Associação de Promoção de Públicos Jovens (APPJ)

    Associação de Promoção de Públicos Jovens (APPJ)

    A APPJ é uma associação sem fins lucrativos e com estatuto de IPSS que intervém na Ilha de São Miguel nas áreas de avaliação, acompanhamento e intervenção psicossocial de crianças e jovens. Entre outros, esta associação tem o Projeto Terra Jovem que trabalha com jovens de idades entre os 18 e os 25 anos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, procurando envolvê-los ativa e socialmente na comunidade local, tendo em vista o empreendedorismo, coesão, justiça e desenvolvimento sustentável. O MOVE começou uma parceria com a APPJ dando formações de empreendedorismo aos jovens deste projeto, cujo objetivo principal é dotá-los de ferramentas para que consigam criar os seus próprios negócios.
  • Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão (NEEG)

    Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão (NEEG)

    O NEEG é constituído por um conjunto de alunos da UAC que procura proativamente a mobilidade e aproximação dos alunos ao tecido empresarial, a fim de facilitar a transição destes para o mercado de trabalho. Ao surgir a oportunidade de parceria do MOVE com este grupo de estudantes, o desafio foi aceite com a perspetiva de aproximação aos jovens, na tentativa de despertar o espírito empreendedor dentro da Universidade. Desde o início desta sinergia até ao momento, já foram organizadas diferentes atividades como uma conferência, cinco workshops, estágios profissionais não remunerados de seis semanas para os alunos da UAC em diversas empresas e duas feiras de emprego – tendo a última contado com 32 empresas e instituições e Career Talks, Speed Interviews, Coffee Breaks e Alumni Break. A médio prazo, o objetivo do MOVE e do NEEG passa pela estruturação de uma relação com a UAc, a fim de co-lecionar uma cadeira de empreendedorismo, estando de momento em discussão com a reitoria a possibilidade de novos projetos no âmbito do Eleva-Te.

Parceiros nos Açores

Terrenos
Terrenos
Terrenos
Terrenos
Terrenos
Terrenos
Terrenos
Terrenos
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe

Foi em 2011 que o MOVE chegou à ilha do vadô-panha (peixe voador), da banana e do verde mais verde que existe. Em poucos dias estávamos já abraçados pelo povo com o sorriso mais acolhedor que conhecemos. “Mãos à obra São Tomé!”.

Um país com uma população maioritariamente jovem, onde 21,7% das famílias  vivem abaixo do limiar de pobreza extrema e cerca de 13% da população encontra-se em situação de desemprego. Mas também país de uma riqueza natural sem igual, povo que sempre encontra alternativas, que sempre cria soluções. “A terra dá” – dizem com graça. A terra dá e o MOVE ensina a receber. Tão importante que é saber receber em São Tomé.

Apostamos na criação de sinergias com outras ONG’s, fomentando a multiplicação do nosso trabalho. Fortalecemos e acompanhamos de forma independente, como se de projectos nossos se tratassem, pequenos empreendedores com altivos objectivos com vista ao desenvolvimento da sua ilha. Damos formação, em moldes formais e informais, a jovens e adultos: a todos os que chegarem para aprender.

Dizem-nos “leve-leve professô”. O “leve-leve” tanto pode servir para pedir a um motoqueiro para ir mais devagar, como para explicar que um trabalho está a ser feito com calma e ponderação. O “leve-leve” é a frase na “ponta da língua” de todos, representa a calma das relações, dos dias, dos projectos… É no leve-leve da ilha que seguimos, sem nunca permitir que este nos amoleça os objectivos e motivações. Bomu Kêlê! (trad: Vamos conseguir! Vamos acreditar!)

Projetos em São Tomé e Príncipe

  • Elagric

    Elagric

    O Waly é o gerente da firma Elagric e um dos transformadores mais experientes de São Tomé e Príncipe no que diz respeito à transformação de produtos locais, nomeadamente do côco, da banana, do amendoim e do cacau. A sua unidade de produção é reconhecida a nível nacional pela qualidade dos produtos que oferece, pelo seu sabor, consistência e criatividade. A colaboração entre o MOVE e o Waly começou em 2015 e, desde aí, o MOVE não só tem vindo a fazer um acompanhamento de gestão semanal, importante para garantir um crescimento financeiro e comercial sustentável do negócio, como também conseguiu ajudar o Waly a receber financiamento para comprar maquinaria após um concurso de um fundo internacional.
  • Associação de Mulheres Vista Alegre

    Associação de Mulheres Vista Alegre

    Vista Alegre dá o nome a uma roça no distrito de Mé-Zochi, mas também à associação de mulheres que nela trabalham. Criada pela Santa Casa da Misericórdia, este grupo de mulheres dedica-se à transformação de produtos locais, como a banana seca em secador solar, compotas, farinhas e caixas e bonecas de folha de banana. Atualmente, o MOVE acompanha estas mulheres de forma independente, com o objetivo de ajudar o negócio a prosperar e crescer.
  • Startup STP

    Start Up

    A StartUp STP é a primeira grande incubadora de empresas em São Tomé e Príncipe. A sua principal finalidade é apoiar o desenvolvimento e implementação de ideias com potencial de negócio e criar valor para o país, através da capacitação empresarial, orientação e acompanhamento de gestão das ideias de negócio dos empreendedores inscritos. O MOVE criou este projeto onde nos compete fazer toda a operacionalização da incubadora, sendo o papel principal a formação e capacitação dos empreendedores para a implementação das suas ideias de negócio. Actualmente a StartUp está a incubar vários projectos distintos que vão desde a dinamização cultural da ilha à comercialização de carros em 2ª Mão em São Tomé.
  • Clube de empreendedorismo

    Clube de Empreendedorismo Liceu

    O Clube de Empreendedorismo consiste numa atividade extracurricular que tem por objetivo o desenvolvimento de competências no âmbito do empreendedorismo, de modo a fornecer ferramentas nesta área, aplicáveis na vida futura dos alunos. O clube procura ensinar de forma muito prática aos alunos conceitos base de gestão que permitam desenvolver competências no âmbito do empreendedorismo, geração de ideias e criação de negócios.
  • Salutar

    Salutar

    O Nei é o proprietário do Restaurante Salutar e já é acompanhado pelo MOVE desde 2014. Agora a lançar-se a solo com um restaurante em Praia Cabana, uma das melhores praias do Sul de São Tomé. O MOVE tem o papel de aconselhar estrategicamente o Nei de forma a tornar proporcional o seu grande talento na cozinha e o seu sucesso nos negócios.
  • Firma Efraim

    Firma Efraim

    A Firma Efraim, fundada em 2002 , constituiu a primeira iniciativa privada autónoma e com expressão de exploração de café 100% biológico. A Firma Efraim, gerida pelo empreendedor Catoninho, tem-se afirmado como um micro empreendimento com ambição e posicionamento próprio junto do mercado e comunidade. Desde então que a Firma Efraim tem vindo a crescer de forma sustentada, centrando actualmente as suas operações em quatro segmentos de negócio, incluindo produção de café, produção de cacau, restauração e recentemente alojamento com a abertura de uma guesthouse de pequena dimensão. O facto de a Firma se situar numa das roças mais bonitas da ilha, e pelo facto de aliar a possibilidade de ter uma refeição típica santomense, com toda a explicação do processo produtivo do café e do cacau, constitui uma grande mais-valia e uma boa vantagem competitiva no mercado. O Move tem acompanhado este projeto desde 2013, tendo um papel fulcral na definição do rumo estratégico da empresa, na diversificação das áreas de negócio e no acompanhamento e controlo financeiro da empresa.
  • Artesanato de Vidro

    Artesanato de Vidro

    Com o objetivo de transformar vidro reciclado em peças de artesanato e bijutaria, este projeto pretende promover, na cultura santomense, a necessidade de reaproveitamento dos resíduos existentes no país. Numa fase inicial, dois artesãos viajaram até ao Gana, por forma a adquirir todos os conhecimentos inerentes a esta técnica. Atualmente, três artesãos estão encarregues da produção e montagem das peças, no espaço do Centro de Processamento de Resíduos de São Tomé. Em parceria com a Cooperação Portuguesa e a Santa Casa da Misericórdia de São Tomé, o trabalho do MOVE passa por garantir a implementação sustentável do projeto bem como a gestão operacional do mesmo tendo em vista o seu crescimento e potencialização.
  • Apoio a Transformadores

    Apoio a Transformadores

    No âmbito do antigo Projecto de Capacitação de Transformadores em São Tomé, o Move começou o apoio e acompanhamento a 4 transformadores de produtos locais como banana, fruta-pão e matabala. Após o projeto ter terminado em fevereiro de 2016, o MOVE sentiu a necessidade de continuar a acompanhar estes transformadores de forma a garantir uma implementação sólida de todo o trabalho anteriormente desenvolvido. Neste momento a família de transformadores cresceu e atualmente acompanhamos vários negócios de empreendedores que se dedicam à transformação de diversos produtos locais, criando novos produtos de valor acrescentado, que com a ajuda do MOVE conseguem desenvolver os seus negócios de forma sustentável e diferenciadora.
  • São Tomé Surf Club

    São Tomé Surf Club

    O São Tomé Surf Club é o primeiro clube de Surf em São Tomé e Príncipe. Após 2 anos a dar aulas de surf na Praia 7 Ondas, no distrito de Cantagalo, Edu Guerra de 24 anos junta-se aos seus amigos de infância Ailton, Danilk e Dulovik neste ambicioso projecto que pretende afirmar este distrito como a capital do Surf em São Tomé. O Move ajuda este projecto a nível estratégico e de desenvolvimento desde 2018.
  • Kwa Glávi

    Kwa Glávi

    A Kwá Glavi surgiu em 2015 com o objetivo de ajudar o meio ambiente, criando peças artesanais através da reciclagem, um conceito nunca visto antes em São Tomé. Com caixas de leite, que de outra forma eram consideradas lixo, produzem vários produtos desde porta moedas, bolsas e carteiras, todos seguindo um padrão Africano. O MOVE apoia este projeto, que defende a criação de moda a partir da reciclagem, de modo a fazer crescer a marca, explorando novos designs e novos pontos de venda.
  • Fovat

    Fovat

    A Fovat Group, empresa com principal foco nas formações, dispõe de vários cursos profissionais entre eles: Gestão de Pequenos Negócios; Informática; Técnico Informático; Contabilidade e Excel Avançado. Esta empresa teve pela primeira vez o apoio do MOVE em 2018, o qual tem realizado o planeamento de marketing e estratégico, mas também na formação do Empreendedor da Fovat Group, Adnelson Quintas, na gestão de pequenos negócios.
  • Ban Bé Non Tours

    Ban Bé Non Tours

    A Agência de Turismo Ban Bé Non Tours que significa “vamos passear” foi fundada em 2017 por 3 empreendedores incansáveis. Desde o seu inicio o MOVE teve presente na gestão operacional da agência e com o sucesso que tem sentido, o apoio tem vindo a basear-se na dinamização a nível de marketing digital e na realização de parcerias com agências quer em Portugal quer em Angola, possibilitando assim a aquisição de mais clientes.
  • Agência Funerária do Sol

    Agência Funerária do Sol

    A Agência Funerária do Sol, fundada em 2016, é uma agência que se foca no concebimento artístico dos seus caixões como meio para combater a concorrência presente neste mercado.O Empreendedor desta Agência, Paulo Jorge, desde 2018 tem tido o apoio do MOVE na gestão operacional, na estruturação estratégica e em todo o plano de Marketing com o intuito de tornar a sua agência de qualidade mais visível para toda a sociedade.
  • Centro Digital de Neves

    Centro Digital de Neves

    O Centro Digital de Neves, centro educativo no distrito de Neves, tem tido desde 2018 o apoio do MOVE maioritariamente na realização de aulas de Gestão. Este Centro tem em vista futuros projetos conjuntos com objetivo de desenvolver programas de microcrédito na comunidade de Neves.
  • Bar da Xinha

    Bar da Xinha

    Com a ajuda do MOVE a nossa empreendedora Xinha criou um bar em Neves e ela e outras raparigas da sua comunidade encontram lá a sua principal fonte de rendimento. O MOVE apoia estrategicamente o Bar da Xinha, através do controlo dos registos, da formação em gestão e no apoio ao marketing e inovação.
  • New Life

    New Life

    No âmbito da responsabilidade social da empresa CST (empresa de telecomunicações em São Tomé), esta disponibiliza lonas publicitárias que já não têm mais uso, sendo apenas lixo acumulado. A ideia é inserir as reclusas na sociedade através da confecção de sacos reutilizaveis com as lonas disponibilizadas, permitindo que elas ganhem uma forma de sustento Objectivos do projecto: O reaproveitamento e reciclagem das lonas A sensibilização da sociedade para a utilização de soluções alternativas aos sacos de plástico A formação, a reabilitação e a reintegração dos reclusos, enquanto cidadãos que poderão dar a sua contribuição para a sociedade.
  • Costa Sul

    Costa Sul

    A Costa Sul foi criada no final de 2019, surgindo de uma oportunidade com 2 empreendedores que fizeram parte de um projecto de formação MOVE: o Milson e o Chum. Membros da de Porto Alegre no sul de São Tomé e Príncipe, as suas actividades são baseadas lá. Exploram o imenso potencial turístico do Sul, fazendo passeios marítimos e actividades turísticas como snorkeling e almoços no ilhéu das rolas. O MOVE acompanha estes empreendedores em regime de micro-consultoria de forma a que possam potenciar o seu negócio e a gerir investimentos de forma a que este se torne sustentável e apto a empregar mais pessoas.

Parceiros em São Tomé e Príncipe

Terrenos

História do MOVE em Timor-Leste

Em 2011, o MOVE começou a sua missão no mais jovem país do século XXI, Timor-Leste. Um país profundamente marcado pela guerra e pelo estilo de vida de sobrevivência que foi obrigado a adoptar, durante o período de ocupação Indonésia, entre 1975 e 2002.

Por ser um dos mais pobres países da Ásia e por se apoiar maioritariamente nas importações, Timor-Leste trata-se de um local ideal para promovermos o combate à pobreza, através do empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento da economia e produção nacionais.

A economia de Timor-Leste caracteriza-se pela sua enorme exposição à indústria da extração petrolífera, sendo um país em que a taxa de desemprego e desocupação é muito elevada e em que o Estado é o empregador da maioria da população ativa. A economia Timorense é igualmente marcada pela presença de entidades externas como o Projeto de Desenvolvimento das Nações Unidas, assim como ONGs e empresas provenientes de Portugal, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia.

A atividade do MOVE em Timor-Leste funda-se em dois eixos fundamentais: formação e consultoria, prestadas a empreendedores bem como a diversas instituições públicas ou privadas, de caráter educacional ou profissional.

Após mais de sete anos de presença em Timor-Leste, é com grande satisfação que o MOVE não só continua a iniciar vários novos projetos, como também já concluiu alguns dos seus projetos iniciais, por os seus objetivos terem sido alcançados, e os mesmos se encontrarem atualmente dotados de plena autonomia para prosseguir com sucesso a sua atividade, objetivo último da atuação do MOVE.

Em Timor todos nos perguntam ba ne’ebé? (expressão na língua Tétum que significa “onde vais?”), como forma de cumprimento, sem que lhes interesse a resposta, mas a nós interessa-nos. Interessa-nos muito saber onde este país vai chegar, pois sabemos que tem potencial para ir muito longe.

Projetos em Timor-Leste

  • Figus Sol Nascente

    Figus Sol Nascente

    Concorrer com a sua ideia de negócio ao Concurso do IADE (Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial) foi a primeiro momento de vitória para o Sr. Hugo. Com a ideia de produzir figos e criar produtos de valor acrescentado, como chás, vinho, figo seco, temperos e compota, o Sr. Hugo criou a marca “Figus Sol Nascente”. O seu esforço e empenho leva-nos a querer fazer desta marca uma referência em Timor-Leste e é com muito orgulho que o ajudamos a orientar a sua estratégia de negócio, promover os seus produtos e procurar novas oportunidades. Hoje, conta com vários prémios pelo trabalho desenvolvido, não só a nível empresarial, mas também social, pelas oportunidades que cria para os jovens de Timor-Leste, oferecendo estágios e facilitando a sua formação. A função do MOVE com este projeto centra-se essencialmente em apoiar a gestão do negócio, a redação de propostas a entidades públicas, o planeamento estratégico e de marketing, bem como na formação e capacitação dos seus funcionários em ferramentas de apoio logístico e financeiro.
  • Centro Nacional de Emprego e Formação Profissional (CNEFP)

    Centro Nacional de Emprego e Formação Profissional (CNEFP)

    O CNEFP é um dos projetos mais antigos do MOVE em Timor-Leste, tendo surgido em 2012 com a 2.ª edição, em Tíbar, no distrito de Liquiçá. Neste âmbito, o MOVE lecionou diversos módulos, sendo atualmente responsável pelo Módulo de Gestão e Registos Financeiros. Desde 2018, com a 14.ª edição, a colaboração do MOVE com o CNEFP estendeu-se também ao Oecusse, um enclave timorense em território Indónesio. Além das aulas, o MOVE está empenhado no desenvolvimento de pequenos negócios por parte dos alunos formados pelo centro, através da Micro-Enterprise Development Incubator (MEDI), criada pelo CNEFP.
  • Universidade Nacional de Timor-Lorosae (UNTL)

    Universidade Nacional de Timor-Lorosae (UNTL)

    A parceria com a UNTL foi um dos primeiros projetos que o MOVE abraçou em Timor-Leste, tendo sido estabelecida pela primeira edição e tornada efetiva pela segunda. Desde então, a parceria tem-se mantido, com todas as edições a lecionarem o módulo de Gestão e Empreendedorismo aos cursos de Gestão e Economia da universidade. Neste momento são lecionados 2 módulos creditados (Inicial e Avançado) que pertencem ao programa curricular das cadeiras do curso de Economia e do curso de Gestão da universidade. Acreditamos que desta forma estamos a ajudar a formar mais e melhores empreendedores junto daqueles são o futuro de Timor. É com muito prazer que acompanhamos a evolução dos nossos alunos entre as várias edições e vemos que, de facto, se vão tornando em jovens adultos com capacidade para serem bem-sucedidos e abrirem os seus próprios negócios, tornando-se hoje os empreendedores de amanhã.
  • Empreza Diak

    Empreza Diak

    A EmprezaDiak é uma ONG local cuja missão é caminhar no sentido de quebrar barreiras de mercado, apoiando micro negócios e tornando-os sustentáveis a gerarem rendimentos, criando um impacto social positivo na comunidade timorense e combatendo a pobreza. Desde 2014 que o MOVE coopera com a EmprezaDiak, prestando serviços de consultoria e advising. Acreditamos que esta saudável parceria tem conseguido um impacto muito positivo nas comunidades timorenses. O MOVE tem tido um papel importante no desenvolvimento de Planos de Negócios, na logística e na comercialização de produtos como cocos, patos, composto orgânico, algas, palhinhas de bambú, entre outros.
  • naTerra

    naTerra

    O naTerra é uma associação de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e surge da vontade de criar soluções ecológicas, com uma visão economicamente praticável e socialmente responsável. Esta associação pretende criar espaços que potenciem a natureza e consideram fulcral sensibilizar a comunidade local para um estilo de vida mais saudável e mais sustentável. O “naTerra” apoia uma quinta de permacultura localizada no distrito de Baucau e várias comunidades em Ataúro, em total sintonia com a natureza e com as comunidades locais, onde o desperdício de produção é praticamente nulo baseando-se num processo orientado para o aproveitamento de recursos. Para além da produção agrícola, o “naTerra” realiza também ações de formação na área da agricultura e do desenvolvimento sustentável. O apoio do MOVE ao naTerra tem-se baseado na inserção dos diversos produtos tais como sementes, árvores, compotas, chás, licores, pó de moringa, entre outros no mercado (packaging, promoção e pricing), no controlo financeiro e apoio na gestão dos fundos atribuídos ao naTerra.
  • KJFL

    KJFL

    A Knua Juventude Fila-Liman (KJFL) é um projeto criado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em Timor-Leste, pelo Governo de Timor-Leste e por diversos stakeholders do setor privado. A KJFL é uma incubadora de pequenos negócios e start-ups que funciona como uma one-stop-shop e tem por objetivo proceder à partilha de conhecimentos e o acesso a oportunidades de emprego e financiamento. A KJFL desenvolve ainda o um programa designado Youth Voices, que tem por objetivo promover a cidadania ativa junto dos jovens Timorenses e desenvolver a reflexão e discussão sobre temas relevantes para Timor-Leste. No âmbito da KJFL, o MOVE é responsável por três projetos: o Business Mentoring Program, um projeto em que jovens empreendedores são acompanhados por tutores séniores com o objetivo de os ajudar a desenvolver o seu negócio; O projeto Bee Lafaek, desenvolvido por diversas entidades nacionais e internacionais que consiste em dotar as comunidades locais de quiosques de produção de água de qualidade, geridos por jovens timorenses, com vista a facilitar o acesso comunitário a água potável localmente tratada a partir de fontes de água contaminadas; e Em terceiro lugar, o MOVE promove um módulo de conversações sobre empreendedorismo em português, designado “empreendedorismo em português”.
  • Jeitu

    Jeitu

    O Jeitu Burguer é a melhor hamburgueria de Timor-Leste. Em conjunto com mais dois espaços – uma cervejaria e uma creperia – faz parte do único espaço no país que parece copiar um pouco os mercados modernos ibéricos. Os três negócios, situados no jardim do Qulina Market, formam todos o Qulina Food Corner. Um cantinho onde qualquer um pode ir beber um copo, sentar-se a comer um delicioso hambúrguer ou até ouvir boa música ao vivo. A empreendedora Meire está à frente do Jeitu Burguer e conta com o Move sempre a seu lado. Desde 2018, os fellows no terreno procuram ajudar a Mana Meire a simplificar a gestão diária do negócio, a manter um fidedigno registo financeiro e a pensar de forma mais estratégica as Vendas e o Marketing da hamburgueria.
  • Abut

    Abut

    Podíamos falar da Abut como a escola onde professores e alunos estão sempre felizes, na verdade, a Abut afirma-se como uma empresa de serviços educativos integrados que adota autênticas metodologias de ensino e se diferencia pela responsabilidade social e sensibilidade cultural agregados à sua Proposta de Valor. Com vários projetos de cariz social, desde a atribuição de bolsas a uma biblioteca móvel, conta com a ajuda dos voluntários MOVE no acompanhamento do trabalho logístico e de secretariado.
  • Vagas.TL

    Vagas.TL

    O Vagas.tl é uma agência de emprego em Timor-Leste que nasceu em Maio de 2018 e é o primeiro portal de emprego online do país. O principal objetivo da empresa é permitir que outras organizações encontrem, atraiam e recrutem talento, actuando como plataforma de recrutamento online e centro de carreiras. Os voluntários MOVE desde 2019 que ajudam na gestão de candidaturas e são responsáeis pelas formações de preparação profissional e soft skills.
  • AEMTL (Associação Empresarial das Mulheres de Timor-Leste)

    AEMTL (Associação Empresarial das Mulheres de Timor-Leste)

    A AEMTL surgiu em 2008 como a Associação Empresarial das Mulheres de Timor-Leste, com o objetivo de dar voz às mulheres e encorajá-las a terem os seus próprios negócios e independência. OS voluntários MOVE apoiam o funcionamento da associação e pretam serviços de micro-consultaria aos negócios dos mais 40 membros as AEMTL.
  • TANE Konsumidor

    TANE Konsumidor

    Construída em 2018 com a ajuda de parceiros internacionais como a DECO Portugal, a TANE Konsumidor é a primeira Associação Coletiva sem fins lucrativos em Timor-Leste de defesa dos direitos e legítimos interesses dos Consumidores. Desde Agosto de 2019 que conta com os voluntários MOVE para reforçar a sua capacidade de intervenção e atingir o seu objetivo: promover o reconhecimento da importância e efetiva implementação da Lei da Defesa do Consumidor em Timor Leste.
  • Generation Unlimited

    Generation Unlimited

    Em Setembro de 2019 a UNICEF, em conjunto com outros parceiros lançou o Generation Unlimited Youth Challenge, um projeto dinâmico presente em 41 países que pretende aliar a educação e a formação para a mudança no mundo do trabalho, capacitando os jovens a serem mais produtivos e a agir como cidadãos comprometidos. O MOVE faz parte da equipa de mentores do projeto em TL que tem o objetivo de incentivar os jovens (dos 14 aos 24 anos) a identificar problemas no seus país e comunidade, e acompanhá-los no desenho de soluções de forma a promover o empreendedorismo, empregabilidade, educação, formação, igualdade e o compromisso cívico.
  • Pro-ema

    Pro-ema

    O Pro-ema Restaurante e Escola nasceu em Março de 2018 com a missão de dar suporte e formação a jovens mulheres adolescentes em situação familiar considerada de vulnerabilidade. É uma organização composta por voluntários com experiência nas áreas de assistência social, psicologia, educação e proteção de menores e centra a sua atividade na formação e no restaurante. Os voluntários Move ajudam na consultaria do restaurante e na estruturação do pano curricular.

Parceiros em Timor-Leste