São Miguel, Açores
“Chegou a hora de olhar para dentro, chegou a hora de ter impacto em Portugal!”
Foi com este impulso que dois voluntários MOVE partiram em Agosto de 2017 para São Miguel. Tinham como objetivo desenhar o MOVE em São Miguel, sonhavam com um projeto de São Miguel para São Miguel.
Partiram pelos bairros e lugares mais conhecidos até desvendarem as diferentes cidades e vilas Micaelenses. Procuraram as pessoas e os afazeres tradicionais; conferenciaram-nos que esta vida, este calor das vidas e famílias que encontraram era ainda maior que o que chegava dos turísticos lagos vulcânicos. Um mês e meio depois o MOVE Açores estava pronto a arrancar.
Projetos nos Açores
Projetos de Formação
Parceiros nos Açores
São Tomé e Príncipe
Foi em 2011 que o MOVE chegou à ilha do vadô-panha (peixe voador), da banana e do verde mais verde que existe. Em poucos dias estávamos já abraçados pelo povo com o sorriso mais acolhedor que conhecemos. “Mãos à obra São Tomé!”.
Um país com uma população maioritariamente jovem, onde 21,7% das famílias vivem abaixo do limiar de pobreza extrema e cerca de 13% da população encontra-se em situação de desemprego. Mas também país de uma riqueza natural sem igual, povo que sempre encontra alternativas, que sempre cria soluções. “A terra dá” – dizem com graça. A terra dá e o MOVE ensina a receber. Tão importante que é saber receber em São Tomé.
Apostamos na criação de sinergias com outras ONG’s, fomentando a multiplicação do nosso trabalho. Fortalecemos e acompanhamos de forma independente, como se de projectos nossos se tratassem, pequenos empreendedores com altivos objectivos com vista ao desenvolvimento da sua ilha. Damos formação, em moldes formais e informais, a jovens e adultos: a todos os que chegarem para aprender.
Dizem-nos “leve-leve professô”. O “leve-leve” tanto pode servir para pedir a um motoqueiro para ir mais devagar, como para explicar que um trabalho está a ser feito com calma e ponderação. O “leve-leve” é a frase na “ponta da língua” de todos, representa a calma das relações, dos dias, dos projectos… É no leve-leve da ilha que seguimos, sem nunca permitir que este nos amoleça os objectivos e motivações. Bomu Kêlê! (trad: Vamos conseguir! Vamos acreditar!)
História do MOVE em Timor-Leste
Em 2011, o MOVE começou a sua missão no mais jovem país do século XXI, Timor-Leste. Um país profundamente marcado pela guerra e pelo estilo de vida de sobrevivência que foi obrigado a adoptar, durante o período de ocupação Indonésia, entre 1975 e 2002.
Por ser um dos mais pobres países da Ásia e por se apoiar maioritariamente nas importações, Timor-Leste trata-se de um local ideal para promovermos o combate à pobreza, através do empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento da economia e produção nacionais.
A economia de Timor-Leste caracteriza-se pela sua enorme exposição à indústria da extração petrolífera, sendo um país em que a taxa de desemprego e desocupação é muito elevada e em que o Estado é o empregador da maioria da população ativa. A economia Timorense é igualmente marcada pela presença de entidades externas como o Projeto de Desenvolvimento das Nações Unidas, assim como ONGs e empresas provenientes de Portugal, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia.
A atividade do MOVE em Timor-Leste funda-se em dois eixos fundamentais: formação e consultoria, prestadas a empreendedores bem como a diversas instituições públicas ou privadas, de caráter educacional ou profissional.
Após mais de sete anos de presença em Timor-Leste, é com grande satisfação que o MOVE não só continua a iniciar vários novos projetos, como também já concluiu alguns dos seus projetos iniciais, por os seus objetivos terem sido alcançados, e os mesmos se encontrarem atualmente dotados de plena autonomia para prosseguir com sucesso a sua atividade, objetivo último da atuação do MOVE.
Em Timor todos nos perguntam ba ne’ebé? (expressão na língua Tétum que significa “onde vais?”), como forma de cumprimento, sem que lhes interesse a resposta, mas a nós interessa-nos. Interessa-nos muito saber onde este país vai chegar, pois sabemos que tem potencial para ir muito longe.