Newsletter #60
São Tomé e Príncipe
A nova Empreendedora MOVE, cheia de alegria e sorrisos
Chama-se Catarina e decidiu dar assas ao seu negocio. Como tal a equipa no terreno abraçou este projeto de corpo e alma. A Catarina é uma máquina de produção, do artesanato aos doces, ela faz de tudo. Uma mulher que transborda força e determinação, e como ela diz, “cheia de sorrisos para dar e vender”.
O mercado em sua casa à distância de uma chamada
O mês de Novembro foi marcado por novos projetos, sendo as entregas ao domicílio um deles. Apresentamos-vos o Máximo cujo o negócio é entregar em casa das pessoas tudo o que o frigorífico está a precisar, desde fruta a legumes, do peixe à carne. O MOVE decidiu acompanhar esta grande ideia, que é inexistente na ilha, com o intuito de expandir o negocio do Máximo.
Timor-Leste
O MOVE e a EmprezaDi’ak
A EmprezaDi’ak (ED) é uma ONG local, fundada em 2010. A missão da ED é quebrar barreiras de mercado através da criação de negócios sustentáveis e replicáveis que gerem rendimentos às comunidades timorenses, criando um impacto social positivo e combatendo a pobreza.
Até agora, o trabalho do Move na ED sempre se focou na capacitação e desenvolvimento de micro negócios. Como tal, os nossos voluntários sempre estiveram inseridos na equipa de trabalho NegósiuDiak. Neste momento há 5 produtos desenvolvidos pela ED no mercado: côcos, algas secas, composto orgânico, patos biológicos e palhinhas de bambu reutilizáveis.
Todos estes produtos são originários e 100% produzidos em Timor Leste e têm como objetivo inspirar as comunidades e fomentar o seu espírito empreendedor.
Empreendedor do mês
Sr. Hugo Lebre – Figus Sol Nascente
O Sr. Hugo Lebre é a figura que esta à frente da Figus Sol Nascente. Desde o início, empenhado com este projeto, que através da produção e cultivo da Figueira em Timor-Leste, ambiciona criar mais um setor de produção alternativo neste país, agora conta com o apoio da equipa MOVE para, juntos, desenvolvermos esta ideia e este negócio. Para nós, é um orgulho apoiar empreendedores com este dinamismo e, em conjunto, continuarmos a lutar pelo desenvolvimento de Timor- Leste.