Newsletter #78
Há 10 anos a MOVEr…
A 17 de Maio de 2009 nascia o MOVE. À época, um grupo de estudantes universitários reconheceu que a falta de um rendimento estável era um dos grandes entraves ao crescimento de muitas famílias na Ilha de Moçambique. De lá para cá, muita coisa mudou… Passámos a prestar apenas consultoria e por questões burocráticas, deixámos Moçambique. Contudo, estamos cada vez mais firmes em São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e no nosso novo terreno – Açores. Entre os vários desafios que fomos enfrentando ao longo dos anos, de lá para cá, houve uma coisa que se manteve: a vontade de fazer a diferença. De impactar a vida de alguém. De causar mudanças concretas e de longo prazo. De “ensinar a pescar, em vez de dar o peixe”! Ao longo destes 10 anos, criámos negócios sustentáveis e vimos jovens ganhar asas e voar. E, durante este tempo, passaram pelo MOVE fellows que vestiram a camisola e que permitiram sempre dar “crédito” à esperança!
O MOVE está de parabéns! Estamos todos de parabéns!
… e a fazer a diferença na vida dos fellows
Nos terrenos, a hora da despedida é, desde o início, um momento de reflexão, em que os fellows confiam às próximas edições as suas angústias e conquistas. Um momento de partilha, muitas vezes tomado pela nostalgia.
No mês em que o MOVE celebra 10 anos, damos início a uma rubrica especial, que se estende ao nosso site, onde recuperamos algumas das palavras deixadas pelos fellows nos relatórios finais de cada edição. A Beatriz Nogueira inaugura-a com o seu testemunho.
Beatriz Nogueira | 2ª Edição Açores
“Acho que o que mais vou recordar desta experiência vão ser as pessoas e por isso é tão difícil despedir-me delas. É difícil despedir-me da Adelina, da Emiliana e do Roberto que acompanhei durante todo o tempo e por quem sinto um enorme carinho e amizade, é difícil despedir-me dos meus alunos do Porto Seguro e do Trevo de quem tanto gosto e que tanto me ensinaram, e é particularmente difícil despedir-me dos meus quatro colegas com quem vivi e com quem partilhei momentos únicos durante estes meses e de quem vou ter muitas saudades.”
Vê o testemunho integral da Beatriz aqui.
Açores
Foi através do Centro Juvenil da Maia, onde trabalha, que a Daniela, com o curso de massagista terapêutica, teve conhecimento do MOVE, uma vez que este dá lá formação. A Daniela quer muito trabalhar na sua área e, por isso, juntos, têm vindo a desenvolver a ideia do seu projeto, nomeadamente gestão de clientes e análise de custos.
São Tomé e Príncipe
Já abriu oficialmente o bar da Xinha, em Neves! Foram dois meses de muito trabalho, empenho e resiliência para que o sonho da Xinha se tornasse realidade! Este bar permite que a Xinha se torne aos poucos independente e contribui para a construção da sua própria casa! É por projetos destes que nos MOVEmos!
Timor
Com o início da época seca chegam os eventos ao ar livre e por isso, o Night Market do Timor Plaza veio para ficar até Setembro. Todos os sábados dos próximos 5 meses. No primeiro, quem não pôde deixar de marcar presença foi a Mana Meire, a alma e coração do Jeitu Burguer.