Newsletter #68
![]() |
Obrigado!Graças à campanha do IRS de 2017, angariámos mais de um terço
do orçamento anual do MOVE! |
Queres fazer voluntariado com impacto?
Estão oficialmente abertas as candidaturas para partir em julho e agosto de 2018!
O MOVE está em busca da próxima equipa que irá desenvolver projetos através de formação e consultoria, para promover o empreendedorismo local em vários setores. Candidata-te a 6 meses de voluntariado nos Açores, São Tomé e Príncipe, ou Timor-Leste!
Clica aqui para te candidatares, ou reencaminha este email para alguém que conheças!
Testemunho
Testemunho da voluntária Sofia Fragoso, 1ª edição do MOVE nos Açores
![]() |
“Em janeiro de 2018, parti para esta grande aventura sem saber bem o que esperar, tendo um misto de emoções dentro de mim. Por um lado estava ansiosa por ir, já conhecia bastante bem a realidade de Rabo de Peixe e estava com muita vontade de voltar a ver algumas pessoas. Por outro, estava receosa, nunca tinha estudado nada relacionado com economia ou gestão e não estava a conseguir perceber como poderia ajudar estas pessoas, sendo a minha área de formação tão diferente daquilo a que o MOVE se propõe a fazer. |
Isto era o que eu achava antes de cá chegar. Assim que começámos a trabalhar, percebi logo que não havia razão para estas inseguranças! Com a ajuda da minha equipa, formada em economia e gestão, ponho em prática os meus conhecimentos ao dar aulas de Empreendedorismo na Escola Secundária de Lagoa, a jovens que estão a acabar o 9º ano em cursos de ensino alternativo.
As duas primeiras semanas foram cruciais para a implementação do MOVE nos Açores. Os contactos feitos em Agosto de 2017 tiveram que ser retomados e novas parcerias foram feitas neste período inicial. A Francisca, a Mafalda e eu percorremos a ilha inteira e conhecemos pessoas cheias de vontade de colaborar connosco! Os açorianos são muito hospitaleiros e chamaram-nos logo para todas as festas populares que há na ilha (não são poucas!).
Agora já cá estou há mais de um mês e o trabalho no terreno arrancou. A Rosarinho e eu estamos a acompanhar 4 famílias de Lagoa e o talento e espírito empreendedor são notáveis em todas elas! Aceitaram logo as nossas propostas para rentabilizar o seu negócio e convidaram-nos, cheios de orgulho, a conhecer os seus espaços de trabalho. O mesmo acontece nas vilas em que o resto da equipa desta 1ª edição MOVE está a actuar.
Está a ser uma experiência fantástica e uma oportunidade única de fazer a diferença no meu país. Espero estar à altura deste desafio e levar o MOVE a bom porto!”
Sofia Fragoso
23 anos
Mestre em Educação Básica