Newsletter #67
Parceria com a Delta Cafés
O MOVE estreou um projeto em parceria com a Delta Cafés que pretende estimular o empreendedorismo entre os jovens em São Tomé e Timor-Leste!
Alguns dos novos voluntários do MOVE estiveram nas instalações da Delta Cafés a receber uma formação intensiva para formarem, no terreno, os responsáveis que irão por sua vez passar o conhecimento aos jovens timorenses e são-tomenses.
Entrevista
Nagy, presidente da Associação de Mulheres de Vista Alegre, em São Tomé e Príncipe
A Associação de Mulheres de Vista Alegre opera sob a marca Gosto Alegre, e atuamos não só no sector da transformação alimentar, produzindo banana seca, compotas e farinha de milho, mas também criamos peças de artesanato, transformando folhas de bananeira em caixinhas e bonecas, embelezadas com tecido africano.
A associação começou a operar a 12 março 2012.
A Santa Casa da Misericórdia trabalhava já junto da nossa comunidade de Vista Alegre e, vendo o que era produzido nas casas da roça como forma de auto-sustento, tomou a iniciativa de dar formação a algumas mulheres, com o objetivo de criarmos uma associação através da qual pudéssemos aproveitar e comercializar os produtos naturais que aqui abundam, gerando emprego e rendimento. De um grupo de 24 mulheres foram escolhidas 5 para receber esta formação, sendo que o objetivo de longo prazo é poder empregar cada vez mais mulheres da comunidade à medida que o negócio cresça.
O MOVE acompanha a associação no sentido de prestar apoio no crescimento do seu negócio. Este apoio varia desde a formação e acompanhamento dos registos financeiros, da criação do design da marca ou pela ajuda à criação, desenvolvimento e expansão do mercado e pontos de venda onde atuamos. Através do MOVE tivemos e temos ainda acesso formações tanto a nível de produção e transformação de novos produtos como a outros níveis, como é o exemplo das aulas de inglês ou de excel. Por fim, recebemos também ajuda com candidaturas a fundos e apoios para a reabilitação do espaço e condições em que trabalhamos. No fundo o MOVE acompanha o crescimento do negócio nas suas diferentes vertentes ao longo do tempo, prestando o apoio necessário a cada fase desse mesmo crescimento.
O grande objetivo é empregar todas as mulheres da nossa comunidade. Isto só poderá ser feito tendo mais secadores para as bananas ou com a expansão da linha de produtos. Gostaríamos também de um dia fazer da associação uma empresa e que a mesma crescesse de forma a ser conhecida lá fora. Aí poderíamos exportar os produtos que produzimos atualmente e outros que poderemos vir a produzir. Por fim, gostaríamos de ver o nosso espaço de transformação melhorado, pois de momento as condições não são as mais favoráveis e ideais para a produção.