Newsletter #65
Voluntário para Açores | 6 meses | Janeiro ou Fevereiro 2018
O MOVE vai arrancar com o projeto nos Açores em Janeiro de 2018 mas precisa de 1 voluntário para completar a equipa!
É uma oportunidade única de fazer parte de um projeto pioneiro em Portugal!
Mais informações sobre o projeto aqui e candidaturas aqui!
Prémio Voluntariado Universitário
O projeto do MOVE nos Açores venceu o Prémio Voluntariado Universitário do Santander Universidades Portugal na categoria de Ideias! Obrigado ao Banco Santander Totta e a todos os que apoiaram e impulsionaram este projeto! Link para notícia no Correio da Manhã. |
Entrevista
O Sr. Hugo Lebre trabalha em conjunto com o MOVE há já dois anos, vive na Vila Harmonia no bairro de Becora, em Díli, com a sua mulher e três filhos, pai, irmãos, cunhados e sobrinhos. A Vila Harmonia é um complexo bastante conhecido em Dili desde os tempos da resistência, por ter albergado imensos jornalistas e apoiantes da independência, incluindo Max Stahl, o jornalista australiano que divulgou ao mundo as imagens do massacre de Santa Cruz em Novembro de 1991 |
O meu negócio tem o nome de Figus Sol Nascente, e tem o intuito de desenvolver a economia de Timor Leste através de um dos seus recursos naturais agrícolas, a figueira. Assim, transformo o fruto em vários produtos como o Chá Herbal, Vinho, Licor, Aguardente, Biscoito, Compota e Tempero. A ideia principal do negócio é transmitir o conhecimento à comunidade de Timor Leste para plantar e transformar o fruto, para depois a Figus Sol Nascente comprar o produto final e revender.
Em 2015 ganhei um concurso de Apoio ao Negócio Empresarial financiado pelo Governo. Foi aí que o MOVE me conheceu e começou a trabalhar comigo desde essa altura!
A FSN resultou da conclusão ao perceber os benefícios para a saúde do Figo, e em como era apreciado pela população. Para além disso, estando a agricultura intrínseca na cultura de Timor, transformar o figo seria um ponto de partida para gerar autonomia financeira para a comunidade através das suas atividades agrícolas já diárias.
A nossa dinâmica é fantástica e motivadora: o MOVE ajuda-me a estruturar algumas ideias que vou tendo e a levá-las para a frente. Nomeadamente, estruturamos e monitorizamos os custos internos, vendas e lucro, e planeamos, em termos financeiros e estratégicos, projetos futuros como expandir a FSN para o Distrito do Oecusse.
Sendo que o objetivo por trás da FSN será sempre o bem maior de Timor Leste, o passo seguinte está em levar o modelo de negócio já existente em Díli para outros Distritos, a começar pelo Oecusse, que é o distrito pioneiro para o desenvolvimento de Timor Leste, apoiado financeiramente pelo Governo.