Newsletter #62
Testemunho
João Nuno Martins – 11ª Edição (2016)
“Haverá sempre muito para viver, e ainda mais por fazer. Se por um lado o voluntariado evidencia esta certeza, por outro, permite-nos viver e fazer muito mais por aquilo que acreditamos. É nesta base que o MOVE vive. Recebe agentes com uma consciência global (cientes das desigualdades que há no mundo); canaliza as suas vontades para a obra que é feita no terreno; e desafia cada voluntário a viver e a fazer cada vez mais, para sempre.
Naturalmente que toda a aprendizagem que trazemos é condicionada pelas circunstâncias onde estamos inseridos. O testemunho santomense é completamente apaixonante, para qualquer voluntário. Um país acostumado a trabalhar num universo de ONG, a receber ajuda do estrangeiro (com 90% do OE proveniente de financiamento internacional), onde a acessibilidade dos canais é muito permeável a pessoas como nós. Um povo inocente, emotivo, habituado a sorrir com sofrimento, mas de entrega e confiança plena, à medida que vai conhecendo. Tudo isto se torna muito claro, para qualquer português que sabendo do processo de colonização, regressa a um PALOP, que o recebe tão bem.
Termino, agradecendo à minha família, a oportunidade de viver 6 meses em São Tomé e Príncipe. À estrutura do MOVE e aos fellows, o trabalho sério e ambicioso que fazemos. E aos santomenses, o testemunho de alegria, simplicidade e altruísmo que nos mostra o quão há para viver e o quão há para fazer.”
Apoia voluntários como o João Nuno.
Com a tua ajuda, podemos continuar a mover São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Podes ajudar através de:
- Donativos – Queremos fazer uma campanha anual de angariação de donativos, para captar meios que proporcionem aos voluntários a oportunidade de iniciarem novos projetos e chegarem onde mais são precisos. Conhece um bocadinho mais sobre os empreendedores que apoiamos em ambos os terrenos em moveong.pt/terrenos
- Consignação do IRS – A partir deste ano ajuda-nos a dar crédito à esperança através do seu IRS, com um simples clique e sem qualquer tipo de custo.
- Partilhar o MOVE – o MOVE é feito de pessoas e queremos contar com as melhores, faz-nos chegar a pessoas e empresas que possam querer envolver-se no nosso trabalho.