• MOVE
    • Modelo
    • Galeria
    • Projetos
    • Newsletter
  • Sobre o MOVE
    • História
    • A Equipa
    • Relatórios
  • Terrenos
    • Açores
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • SHAKE Açores
  • Testemunhos
  • Apoia
  • FAQ
  • Media
  • Candidata-te
    • Fellow MOVE
    • Equipa MOVE
    • Embaixadores MOVE
Mulher forte, nação forte

Mulher forte, nação forte

Newsletter

“Feto Forte, Nasaun Forte”

Este é um mês de especial relevância para o MOVE e para todos. No passado dia 8 de março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, dia em que se celebra os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas que também serve para relembrar que ainda há muito por fazer.

É neste sentido que o MOVE trabalha, acreditamos que o nosso trabalho contribui para a igualdade social entre mulheres e homens nos terrenos em que atuamos, através do fomento ao empreendedorismo feminino e capacitação de mulheres.

Vários são os projetos que o MOVE apoia que contribuem para esta causa, como a Associação de Mulheres Vista Alegre (São Tomé e Príncipe), um grupo de mulheres que se dedica à transformação de produtos locais, ou a AMTL (Timor-Leste), que tem como objetivo dar voz às mulheres e encorajá-las a terem os seus próprios negócios e independência.
O MOVE está também presente no desenvolvimento de diversos negócios e projetos liderados por mulheres empreendedoras como o Bar da Xinha (São Tomé e Príncipe) ou o Jeitu Burger (em Timor-Leste).

Como se diz em Timor-Leste: “feto forte, nasaun forte”, ou seja mulher forte, nação forte. No vídeo em baixo, fellows – voluntárias no terreno – e empreendedoras juntaram-se para nos contarem “O que é ser mulher?”. De facto, cada empreendedora é um verdadeiro exemplo de uma “mulher forte” para o MOVE, assim como o MOVE espera ser uma fonte de inspiração e motivação para as empreendedoras.

Terrenos

São Tomé e Príncipe

Desde o início desta nova edição, devido ao contexto atual, o trabalho dos fellows e dos empreendedores tem sido acima de tudo de back office, desde reestruturar a imagem de alguns projetos, passando pela reavaliação de custos e definição de novas metas, packs e serviços.

A par disto, os fellows em São Tomé têm estado a preparar a primeira edição do programa WAKE – desenvolvimento de ideias de negócio. Uns têm-se dedicado aos slides e à estruturação das sessões, enquanto outros reúnem com os chefes das comunidades onde o WAKE acontecerá e preparam a divulgação do programa.

Recentemente, o governo de São Tomé e Príncipe aplicou medidas de confinamento mais restritivas de forma a evitar o aumento de casos de Covid-19, mas o trabalho continua árduo e cheio de metas concretas para cumprir.

Açores

Na Ilha de São Miguel estão a ser finalizados os últimos preparativos para que arranque em força da 2ª edição do SHAKE – formações de empreendedorismo e gestão.

Durante estas últimas semanas, a divulgação do SHAKE foi prioridade para os fellows no terreno, a fim de chegar ao máximo número de pessoas possível e, principalmente, gerar inscrições. Foram contactados alguns dos media locais, entres os quais, a RTP Açores, a rádio Atlântida, a Antena 1 e os jornais Diário dos Açores e Correio dos Açores. Em todos, o MOVE foi muito bem recebido.

Ainda dentro da divulgação, realizou-se a distribuição de flyers e afixação de cartazes em estabelecimentos públicos (restaurantes e lojas), Câmaras e Juntas de Freguesia. Os fellows conversaram e conheceram alguns micaelenses e o interesse demonstrado pelo programa foi grande.

As aulas para o SHAKE, tanto o guião como os slides, estão a ser finalizadas e aperfeiçoadas. Para isto, os fellows têm tido em conta o feedback recebido pelos empreendedores que participaram na 1ª edição. Vão ser 8 sessões de formação e mais 1 sessão para que os empreendedores apresentem um Pitch do seu negócio.

No terreno, o tema pandemia tem tido uma evolução positiva, o cerco sanitário em Rabo de Peixe foi levantado e os casos positivos nos Açores estão estáveis e são muito reduzidos.

Isto permite que as formações sejam presenciais, que haja um contacto mais próximo entre fellows e empreendedores, e aumenta a motivação de todos para as formações que vão começar em breve.


IRS

Ajuda-nos a MOVEr!

É simples, rápido e sem qualquer tipo de custo.
A consignação do IRS/IVA permite encaminhar uma parte do imposto a favor do Estado para uma entidade solidária e está, desde já, disponível o link que te permite selecionar a instituição que desejas apoiar. Ao fazer esta consignação permites ao MOVE continuar a criar condições para dar esperança aos empreendedores que acompanha nos Açores, em São Tomé e Príncipe e em Timor-Leste. Para nos ajudares a MOVEr, apenas tens que seguir estes 4 passos:

  1. Aceder ao Portal das Finanças.
  2. Completar a autenticação.
  3. Procurar pelo nome “MOVE – Associação de Microcrédito e Empreendedorismo” ou pelo NIF 509395538 e selecionar a opção correspondente.
  4. Finalmente, carregar em Submeter.

Sabe mais em: https://moveong.pt/irs/

As candidaturas para MOVEr o mundo estão abertas até dia 21 de março!

Procuramos jovens alimentados por uma vontade de fazer acontecer, que estão dispostos a trabalhar com os empreendedores e encontrar soluções inovadoras.

* Nota especial Covid-19: A partida para os terrenos depende das condições fronteiriças e de saúde pública de cada um dos países/regiões onde atuamos, os fellows só partem caso as condições para viajar e realizar o nosso trabalho se manifestem favoráveis.

Candidata-te!
Uma década a MOVEr Juntos MOVEmos

Related Posts

SETEMBRO 2021

Newsletter

Um MOVE (ainda) mais empreendedor e social

Newsletter

Newsletter

Um MOVE renovado e revigorado

Cada um MOVE como pode

Newsletter

Cada um MOVE como pode

Os nossos parceiros:




Política de Privacidade

Termos e Condições (Mercadoria e Serviços)